terça-feira, 19 de outubro de 2010

Pequenas curiosidades...


Estava aqui sentado a olhar para as minhas chapas identificativas e pensei... "Mas será que aqueles bacanos que saem à noite com isto, sabem ao menos para que serve?!"

Só a pequeno titulo de curiosidade, as chapas militares já são utilizados à algum tempo (se não tenho a certeza, a ideia foi dos "americas" na 1ª Grande Guerra Mundial) por militares dos vários ramos, muito elas publicitadas pelos filmes de acção norte-americanos, como foi o caso de Top Gun, Pearl Harbor,etc... passaram a ser um objecto de moda, bastante utilizada como adereço nocturno pela malta que tem a mania que tem estilo... (Por acaso até dá uma certa "pausa" quando se anda com aquilo :D)

As chapas são geralmente utilizadas por militares que se encontrem em missões de guerra, ou de apoio à paz, podendo estas ser no seu próprio país ou no estrangeiro. O seu uso é destinado à identificação de um militar caso este seja morto em combate, podendo o seu corpo ficar irreconhecivel, ajudando estas mesmas chapas na sua identificação. A chapa deve conter essencialmente o seu NIM (Número de Identificação Militar ou Mecanográfico), o último nome, o seu grupo sanguíneo e por último o seu país. Deve ser usado ao peito e contem duas chapas iguais, em que a sua diferença é o destino que lhe se dá. A chapa que contem a corrente maior, destina-se a ser entregue posteriormente à família, como testemunho da sua identificação do corpo, sendo a chapa com a corrente pequena, colocada no dedo grande do pé do cadáver...

Foi apenas uma pequena curiosidade de quem não tinha nada de jeito para dizer hoje... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário