sábado, 9 de outubro de 2010

IED, IED, IED IED, IED... -_-'


Improvised Explosive Device será muito provavelmente a maior dor de cabeça para muitas pessoas no Afeganistão, principalmente para os militares da ISAF e da coligação. O que são eles afinal? Engenhos explosivos improvisados criados artesanalmente, podendo eles conter uma carga explosiva de origem militar, ou até mesmo artesanal. Em que a sua grande "venia" vai para a capacidade inimaginavel de criar todo o tipo e feitio de detonação. Existindo uma enorme panoplia de metodos e situações em que pode ser usado... carros suicidas, bombistas suicidas, animais, etc... podendo eles ser acionados pela própria vitima, por radio control, telefone, relogio, etc... como vêem com toda esta infidavel capacidade de imaginação os IED's tornam-se um inferno para quem se torna vitima destes.


Um instrutor uma vez disse-me e nunca mais me esqueci... O exército que vence a batalha, não é aquele que melhor está equipado, ou que possui maior tecnologia, ou que possui maior numero de combatentes ou aquele que tem armas todas xpto... é sim, aquele que estiver mais motivado!! E em meu ver ele estava bastante correcto. Essa afirmação não poderia ter melhor exemplo que o Afeganistão. Todos devem partilhar da mesma opinião que eu... Os ingleses a nivel militar estão de longe muito mais à frente que o Afeganistão, certo? Então porque perderam a guerra contra eles? A antiga União Soviética tinha um forte poder militar, muito maior que o Afeganistão, certo? Então porque também eles perderam a guerra contra estes? Os estados Unidos, em conjunto com os paises da ISAF são muito mais poderosos a nivel militar que os... (já nem falo do exército afegão, pois este também está do lado destas forças ocidentais) insurgentes não são? Então porque raio ainda não conseguiram ganhar esta maldita guerra?!

A sua maneira de lutar, invisivel e pontual, faz com que não se viva uma verdadeira batalha em campo de combate, mas sim uma guerra de nervos, stress e desmotivação. Claro que se andassem de arma na mão a querer andar aos tiros, à muito tempo que os Americas já lhes tinham dado cabo do "cebo", mas porque não, criar umas bombas, provucar umas explosões e desmotivar estes ocidentais que vieram para aqui roubar a governação dos talibã e tentar proporcionar uma sociedade organizada e democrática ao seu povo?!

A colocação de engenhosos explosivos para posteriores atentados é assim hoje a arma de guerra preferida e mais utilizada pelos insurgentes neste pais. Uma verdadeira guerra invisivel, cobarde assustadora que dita as suas regras à lei da sorte e do azar.



Num determinado dia, a uma determinada hora, num determinado local, determinada pessoa teve uma formação sobre todo este tipo de engenhosos (até parece que ele não passou 6 meses a ouvir a mesma "lenga-lenga" de sempre) e as capacidades que têm ao seu dispor para os evitar, ou pelo menos, evitar a sua finalidade. Mas uma coisa paira na cabeça dele com toda a certeza... venha a tecnologia que houver, venha o treino que se teve, venham as técnicas e táctitas adoptadas para a dua detecção, a certeza é que quando eles estiverem destinados a cairem-lhes em cima, não há salvação possivel!

Deixo-vos isto... é o suficiente!




Unclassified IED
Uploaded by Bitter-and-sour. - News videos from around the world.

1 comentário:

  1. olá pastor... já li todos os teus posts.
    continua a escrever!
    nem sei que te diga... nao te vejo ha tanto tempo e é dificil acreditar que estás onde estás agora...

    beijinhos,
    Su

    ResponderEliminar